ORGANOGRAMA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE CADA SETOR DO MINISTÉRIO INFANTIL
Por Gláucia Alves
Queridas coordenadoras das EBIG, professoras do departamento infantil e você querida leitora que acompanha esse blog. Escrevo este post pensando em vocês que estão organizando as atividades do ano ou do semestre nos departamentos infantis das igrejas que vocês congregam. Esse Organograma foi feito na IIGD - Pernambués, mas pode ser replicado em outra igreja/bairro basta fazer as adaptações necessárias. Observem que esse material trata das funções que cada um desempenha dentro do departamento. Cada igreja tem sua forma de gestão por isso é importante que quando elaborar o de vocês sentem com o pastor ou pastora da sua igreja e apresentem a ele (a) para ver se estão de acordo com o o que for feito.Lembrem-se sempre de fazer tudo sob a supervisão do pastor de vocês, pois como eu falei cada igreja tem sua forma de administrar. Em Pernambués, por exemplo, uma professora do departamento é responsável por fazer a compra mensal do lanche. para isso ela recebe de cada tia um envelope próprio com os valores já ajustados em reunião que cada uma deve ofertar. Então essa professora presta contas à coordenadora da EBIG que por sua vez presta contas ao pastor. E assim são todas as demais atividades. Mas, na sua igreja pode ser um pouco diferente, então por isso é extremamente necessário que tudo que resolverem fazer esteja alinhado com o pastor local!
Este material está no word em 3 páginas, caso você deseje cópia do arquivo envie email para nós que teremos o maior prazer em enviar para vocês. E com arquivo em mãos será muito mais fácil fazer as adaptações necessárias ou então copie e cole o que está aqui no word. Depois de ter o arquivo adaptado é hora de entregar uma cópia a cada uma das professoras e/ou pessoas envolvidas e compartilhar o que nele está escrito numa reunião afim de que todos estejam cientes das suas funções e atividades que está sob responsabilidade de cada uma. Qualquer dúvida é só comentar no post.
ORGANOGRAMA
E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DE CADA SETOR DO MINISTÉRIO INFANTIL DA IIGD –
PERNAMBUÉS
Salvador
Maio
de 2012
1. Estrutura
Organizacional e Organograma
O
organograma é um gráfico representativo da estrutura formal da organização. E
tem por objetivo demonstrar por meio dele: a divisão do trabalho; a relação líder-liderado;
os cargos existentes; a relação funcional, além da hierárquica, entre outros
(ARAÚJO, 2009).
O
departamento Infantil da IIGD – Pernambués, possui uma estrutura simples e
verticalizada conforme pode ser visualizada na figura apresentada a seguir:
Figura 1 – Organograma
Funcional (b)
Fonte: Elaboração Própria (2012)
|
Com base no organograma apresentado, a seguir
encontram-se discriminadas as atribuições dos cargos, ressaltando-se que a
função de administração será desempenhada pela líder do Ministério
Infantil, Renata Nascimento, e que esta
e todos os integrantes da equipe do Ministério infantil estão sob supervisão do
pastor regional, Augusto Santos.
Quadro
1
– Atribuições do Cargo de Líder (administração)
CARGO
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TAREFAS
|
Ø Líder
do Ministério Infantil
-
Reanata Nascimento
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ØCoordenar e supervisionar os setores
de pessoal, compras, produção e marketing;
ØAcompanhar e avaliar o desempenho da
equipe;
ØVerificar se as metas e os objetivos
estão sendo executados;
ØOrientar a equipe;
ØCompartilhar periodicamente as
informações entre equipe e pastor regional.
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Fonte: Elaboração Própria
Quadro
2
– Atribuições do cargo de assistente de criação (marketing)
CARGO
|
TAREFAS
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Ø Assistentes
de Criação
- Renata Nascimento
- Gláucia Alves
- Celeste Alcantara
- Luciane
|
ØElaborar modelos de envelopes para
campanhas;
ØElaborar cartazes, panfletos e
cardápio, quando necessário;
ØCriar decoração em caso de
realização de algum evento;
ØCriar modelos de lembrancinhas para
eventos especiais.
ØCriar apresentações para o coral
infantil bem como ensaiar com as crianças.
|
Fonte: Elaboração Própria
Quadro
3
– Atribuições do cargo de assistente de produção
CARGO
|
TAREFAS
|
Ø Assistentes
de Produção
- Divaneide e Luana
- Nelita
- Bruna
- Josilene
- Uilma
- Patrícia
|
ØRealizar impressão, recorte e colagem
dos envelopes de dízimos, ofertas e campanhas;
ØOrganização dos propósitos;
ØOrganização das atividades (divisão
de atividade por turma);
ØTransferir conteúdo das aulas da
apostila para power point para exposição visual das aulas;
Ø Confecção de lembrancinhas e
organização da decoração.*
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Fonte: Elaboração Própria
Quadro
4
– Atribuições do cargo de assistente de compras
CARGO
|
TAREFAS
|
Ø Assistente
de Compras
-
Maria Luiza
|
ØColetar
os envelopes com a contribuição Mensal para o lanche;
ØRealizar
compra mensal do lanche.
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Fonte: Elaboração Própria
Quadro 5 – Atribuições do
cargo de assistentes de pessoal
CARGO
|
TAREFAS
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Ø Assistentes de
Pessoal
- Renata Nascimento
- Gláucia Alves
- Celeste Alcantara
|
Ø Orientar equipe;
ØMinistrar capacitações
(treinamentos) para equipe de tias;
ØContribuir para a reciclagem das
tias
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Fonte:
Elaboração Própria
*Em caso
de necessidade de grande quantidade de lembrancinhas e na organização da
decoração, haverá necessidade das professoras, mesmo sendo de outro departamento, auxiliarem
a Patrícia.
Glórias a Deus amei o projeto de vcs com organograma
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