O LIVRO SEM PALAVRAS - Texto para o teatro

Texto inspirado na apresentação do Livro sem Palavras da APEC - Aliança Pró-Evangelização das Crianças

Autoria: Ívina Salviano

ENTRAM AS DUAS CRIANÇAS BRINCANDO E CONVERSANDO COM A PLATÉIA. DEPOIS DE UM TEMPO ELAS PERCEBEM QUE HÁ UM LIVRO NO PALCO E SE APROXIMAM DELE.
MENINO: Veja fulana! O que é isso?
MENINA: Ora ciclano, parece que é um livro. Mas eu nunca vi um livro tão grande em toda minha vida!!
MENINO: será que é um livro encantado?
MENINA: Deixa de bobagem! Você sabe que não existem livros encantados. Isso é coisa de história...
MENINO: Bem que a gente podia dar uma espiadinha...
MENINO VAI ABRINDO A PRIMEIRA PÁGINA DO LIVRO COM MUITO CUIDADO QUANDO SALTA DE DENTRO DA PÁGINA O DOURADO

DOURADO: bom dia!!!!!!!!!!
MENINO E MENINA: aaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhh!!!!!!!!!!!! Socorro, o monstro. E SAEM CORRENDO PELO PALCO
DOURADO: Calma, calma crianças! Pra que esse aperreio todo? Não sou nenhum monstro não! Vocês não estavam curiosos para saber que livro era esse? Pois então, eu posso começar a história. Vocês querem ouvir? (PERGUNTA PRIMEIRO PARA A PLATÉIA E DEPOIS PARA AS DUAS CRIANÇAS)
MENINA: mas eu não estou vendo nenhuma palavra nesse livro. Como é que pode ter história nele? Livro tem que ter letras!
DOURADO: é verdade, esse livro não tem letras. O nome dele é livro sem palavras! Mas a história que ele conta é muito interessante. Vocês querem ouvir?
MENINO E MENINA: ahan, queremos!
DOURADO: então vamos começar do começo! Essa história começa do lugar de onde eu venho um lugar muito bonito e especial. Uma cidade construída durante muito tempo com muito carinho por alguém muito poderoso.
MENINA: um rei?
DOURADO: Sim, o maior de todos, o mais poderoso e mais sábio. Nessa cidade as ruas são feitas de ouro, é por isso que eu sou assim, toda douradinha. As casas são mansões, enfeitadas com pedras preciosas e todas as pessoas que moram nessa cidade são felizes, nunca se entristecem, não ficam doentes e não morrem. Vocês sabem que cidade é essa?
MENINO E MENINA: Não
MENINO: Isso é impossível! Todo mundo fica doente na vida! E eu não conheço ninguém que nunca ficou triste!
DOURADO: É por isso que esse lugar é tão especial! Ele é diferente de tudo que você conhece. Lá, sempre se ouve músicas bonitas...
MENINO: Já sei. Lá tem rádio!
DOURADO: não, a música vem de um enorme coral de anjos que louvam todo o tempo o rei todo poderoso. Já sabem de onde estou falando?
MENINA: anjos? Mas anjos ficam no céu...
DOURADO: exatamente. Eu venho lê do céu e lá vivem Deus, o rei dos reis e seu filho Jesus e é pra lá que vão todos os que acreditam em Deus depois que morrem aqui na terra.
MENINO: é por isso que lá não tem tristeza... Onde Deus está só tem alegria.
DOURADO: Mas tem um detalhe muito importante. No céu não entra nada de errado. Como Deus é perfeito e é luz, nenhum mal pode estar perto dele. No céu não pode entrar mentira, desobediência...
OUVE-SE UM ESTRONDO E UMA GARGALHADA SOMBRIA
DOURADO: olha, preciso ir agora. Essa parte da história não me agrada muito. E VAI SAINDO DE FININHO. AS CRIANÇAS FICAM ENCOLHIDAS COM MEDO SE PERGUNTANDO DE ONDE VEM AQUELE BARULHO. AS GARGALHADAS CONTINUAM E A PRÓXIMA PÁGINA SE ABRE.

SUJO: então que dizer que vocês dois estão interessados em ir para o céu ah?! Gostaram das coisas bonitas que ouviram não foi?! Mas eu tenho uma surpresinha pra vocês. Vocês nunca vão poder ir para o céu!!!!!!! Ahahahaha!!!!
MENINA: Mas por que não? A moça disse que Deus ta lá e que é tudo tão bom...
SUJO: mas ela também disse que no céu não entra nada de errado, não disse? E eu tenho certeza que vocês já fizeram coisas erradas.
MENINO: eu não! Eu sou um santo!!!
SUJO: é mesmo? Eu não sabia que santo falava mentira pra mãe, dizendo que fez a tarefa de casa enquanto via TV escondido...
MENINO: xiiii, sujo. Como é que você sabe?
SUJO: ora, eu sei porque eu estou dentro de você (APONTANDO PRA ELE) de você (APONTA PARA A MENINA) e de todos vocês (APONTA PARA A PLATÉIA E DÁ UMA GARGALHADA). Eu sou o pecado, o mal. Eu sujo o coração de todos vocês toda vez que fazem alguma coisa errada. Quando mentem, desobedecem aos pais, falam palavrões, brigam com os colegas. Eu estou em toda parte e vocês todos estão sujos de pecado e assim nunca poderão entrar no céu. Ahahahahaha!!!!! E SAI CORRENDO.
MENINA: ahhhhhhh! (COMEÇA A CHORAR) Mas eu queria tanto ir pra lá. A dona disse que é tão bom e agora eu nunca vou poder morar com Jesus.  E VOLTA ACHORAR COM O MENINO.

ENQUANTO AS CRIANÇAS SE LAMENTAM MAIS UMA PÁGINA DO LIVRO SE ABRE E SAI DE LÁ O VERMELHO. ANDA ADMIRADO DO CHORO DAS CRIANÇAS E PERGUNTA PARA A PLATÉIA
VERMELHO: Ei criançada, por que eles estão chorando? ESPERA A RESPOSTA DA PLATÉIA E DEPOIS SE VOLTA PARA AS DUAS CRIANÇAS.
VERMELHO: O que ouve meninos? Por que vocês estão tão tristes.
MENINO E MENINA: é porque a gente não pode ira pro céu!!! Ahhhhhhhhhhh!
VERMELHO: como assim não podem ir para o céu?
MENINO: é verdade. Primeiro veio a moça dourada e disse que o céu era bonito, que tinha Deus e Jesus e coisa e tal...
MENINA: aí depois veio a coisa ruim e disse que quem já fez coisa errada nunca pode ir pro céu. E eu já fiz um tantão assim de coisa errada. Ahhhhhhhhhh!
VERMELHO: peraí gente. O que ela disse é verdade. (AS CRIANÇAS CHORAM) Mas a história não termina aí não! Ou vocês acham que Deus ia fazer um lugar tão bonito pra ficar vazio?
MENINO: ENXIGA AS LÁGRIMAS E PERGUNTA Como assim?
VERMELHO: Veja bem. A maior qualidade de Deus é que ele nos ama acima de tudo. Deus é amor e ele não quer nos ver sofrer. È verdade que no céu não entra nenhum mal. E também é verdade que todos nós já fizemos coisas erradas. Mas sabendo disso Deus bolou um plano pra livrar todo mundo do mal.
MENINA: plano? Que plano.
VERMELHO: o castigo para quem fazia alguma coisa errada era morrer eternamente. Ficar pra sempre longe de Deus e do céu.
MENINO: puxa vida! Que castigo pesado!
VERMELHO: Pois é! E como todo mundo já fez coisa errada o castigo de todos era a morte. Mas Deus pegou o único filho que ele tinha, Jesus, e colocou de castigo no nosso lugar. Ao invés de nós morrermos. Jesus morreu no nosso lugar, ficou separado de Deus e, assim, todas as coisas erradas que nós fizemos foram esquecidas, apagadas.
MENINA: Nossa, mas Deus teve coragem de ficar sem o filho dele pra sempre?
VERMELHO: Não, o melhor da história é que Jesus não ficou morto. Ele ficou de castigo no nosso lugar por tudo de errado que nós fizemos, mas ele mesmo nunca tinha feito nada errado.
MENINO: nadinha???
VERMELHO: absolutamente nada. E foi assim que ele venceu a morte e depois de três dias ele ressuscitou, viveu de novo e foi para o céu, junto de Deus, preparar casas para todas as pessoas que acreditam nele.
MENINA: sério? Quer dizer que agora a gente pode entrar no céu? Mas como?
O VERMELHO VAI SAINDO E DIZ
VERMELHO: vocês vão saber...
MENINA: mas ela não nos disse como podemos fazer pra ir pro céu.
MENINO: é. Assim não adianta nada.

BRANCO VAI ENTRANDO
BRANCO: mas que apressadinhos são vocês, eu já estou aqui pra contar o que se faz pra ir para o céu. Lembra que o mal disso que os pecados. As coisas erradas que nós fazemos sujam o nosso coração? Pois é, o sangue de Jesus, que era bem vermelho, da cor da minha colega que foi embora, limpou o nosso coração de todo mal. E o que estava sujo ficou limpinho, como eu!
MENINA: e é assim? De uma hora pra outra fica limpo? De qualquer pessoa?
BRANCO: Você só precisa acreditar que Jesus te salvou de todo mal. Se você acredita nisso e pede perdão pelas coisas erradas que já fez, o seu coração é lavado com o sangue de Jesus e fica bem limpinho.
MENINO: e se eu fizer coisa errada de novo?
BRANCO: aí ele suja de novo, e você tem que pedir perdão e se esforças pra não fazer mais. Com o coração limpo você se torna filho de Deus, irmão de Jesus e depois de morrer você ainda vai para o céu.
MENINO E MENINA: era isso que a gente queria!!!!
BRANCO: e você que está aí assentado, menino, menina, papai ou mamãe, você também quer ser limpo de todo mal? Quer ser filho de Deus? Quer morar no céu? (ENQUANTO PERGUNTA AGUARDA A RESPOSTA DA PLATÉIA) então você só precisa conversar com Deus e contar isso pra ele. Isso se chama oração. Vamos orar juntos? No lugar em que você está coloque a mão no peito e feche os olhos. Repita comigo: “Senhor Deus, eu aprendi que o sangue de Jesus limpa o meu coração de todo mal e que ele é o meu salvador. E eu acredito nisso e te peço, limpa meu coração de tudo de errado que eu já fiz e me faça um filho teu. Em nome de Jesus. Amém.”.
MENINA: ai que coisa boa! To me sentindo tão bem! Agora eu sou filha de Deus e posso ir para o céu!
MENINO: que história bonita!!!

O VERDE VAI ENTRANDO
VERDE: mas ainda não acabou. Agora que você nasceu na família de Deus existem algumas coisas que você precisa fazer pra crescer. Veja bem, a planta, que é verde como eu, precisa de água, sol e terra pra crescer forte. O bebê quando nasce, precisa de que? DEIXE QUE AS CRIANÇAS RESPONDAM. E o seu espírito, que é a sua parte invisível, acabou de nascer, é bem pequenininho e também precisa crescer. O que será que faz nosso espírito crescer? DEIXE AS CRIANÇAS OPINAREM. Nosso espírito precisa orar, que é conversar com Deus, afinal ele é seu novo pai; conhecer a bíblia, que é a vontade de Deus, sobre o que é certo e o que é errado; e falar do amor de Deus para outras pessoas. Vamos fazer todos juntos?
Orar, conhecer a bíblia e falar do amor de Deus.

ENTRAM TODAS AS CORES PARA CANTAR UMA MÚSICA.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas