Plano da Salvação com cores

Nota de abertura - créditos e utilização

Esse material fez parte da apostila utilizada no 1º Congresso de Professores do Ministério Infantil da Graça - Bahia, realizado nos dias 21 e 22 de abril de 2017, na sede da Igreja Internacional da Graça de Deus em Salvador.

Sua utilização para formação de professores no Ministério Infantil de qualquer denominação está autorizada, desde que citados os créditos. Nosso objetivo é que mais pessoas sejam capacitadas a atuar na evangelização das crianças.

O texto é de Ívina Salviano, professora da Escola Bíblica Infantil da Graça da igreja Sede, Salvador/BA e coordenadora do Ministério Infantil no estado da Bahia ao lado de Bárbara Leal.


Estamos numa sequência de posts abordando o Plano de Salvação e as diferentes formas de apresentá-lo às crianças. Já definimos um pouco em que consiste e sua importância (leia aqui) e aprendemos como apresentá-lo apenas com suas mãos (leia aqui).

O post de hoje trata de como falar de salvação usando cores. A ideia original é do grande pregador Charles Spurgeon, que usou as cores branca, vermelha e preta para falar de salvação em um de seus sermões.

Jesse Overholtzer, fundador da APEC Internacional - Aliança Pró-Evangelização de Crianças, inseriu as páginas dourada e verde e adaptou a mensagem para as crianças, formando o Livro sem Palavras, de onde extraímos as ideias de usar as cores para falar de salvação.

Desde que aprendi o método, em 2001, optei por substituir a cor preta, relacionada ao pecado na apresentação original, por um cinza ou branco sujo. A mudança deveu-se a relatos de crianças pretas que se sentiam mal com a própria cor ao ouvir a mensagem da Salvação.

Como o objetivo de apresentar o Plano da Salvação é que o ouvinte receba e entenda a mensagem do amor de Deus por Ele, preferi retirar qualquer coisa que pudesse atravessá-la, atrapalhando o objetivo final e a cor preta era uma delas.

Vamos lá?

A ideia central é associar os pontos do Plano da Salvação (vistos aqui) à cores. E a forma de apresentação é infinita. Pode ser no original Livro sem Palavras, seja ele grande ou pequeno, em papel, feltro ou emborrachado; em corações; dedoches; roupas; pulseiras; aventais; capas de cadeira na igreja; forros de mesa; etc.

o verde é a capa - esse é da APEC

chaveiro de emborrachado - EVA

livreto de bolso da APEC

corações de emborrachado - EVA

Pulseira com as contas nas cores do Plano da Salvação. Pode ser confeccionada com as crianças maiores


A associação é a seguinte:
  • Dourado – céu, fonte da salvação;
  • Sujo – pecado, necessidade da salvação;
  • Vermelho – sangue, provisão para a salvação;
  • Branco - coração limpo, presente da salvação;
  • Verde - crescimento espiritual, certeza da salvação.



O vídeo com a palestra completa realizada no Congresso pode ser acessado clicando aqui. Nela você acompanha uma simulação de ministração para as crianças usando corações.

Sugiro também o vídeo com a apresentação do Teatro sobre o Livro Sem Palavras com um livro gigante. É só clicar aqui e assitir

Comentários

Postagens mais visitadas