Plano da Salvação com as mãos

Nota de abertura - créditos e utilização

Esse material fez parte da apostila utilizada no 1º Congresso de Professores do Ministério Infantil da Graça - Bahia, realizado nos dias 21 e 22 de abril de 2017, na sede da Igreja Internacional da Graça de Deus em Salvador.

Sua utilização para formação de professores no Ministério Infantil de qualquer denominação está autorizada, desde que citados os créditos. Nosso objetivo é que mais pessoas sejam capacitadas a atuar na evangelização das crianças.

O texto é de Ívina Salviano, professora da Escola Bíblica Infantil da Graça da igreja Sede, Salvador/BA e coordenadora do Ministério Infantil no estado da Bahia ao lado de Bárbara Leal.



No post anterior falamos sobre o Plano da Salvação, em que consiste e a importância de apresentarmos Jesus, o Salvador, para as crianças. Se ainda não leu, clique aqui. Nele, vimos como evangelizar usando um cartão de evangelismo com imagens ilustrativas do Plano da Salvação.
Hoje, apresento a opção de visual para evangelismo mais simples que você encontrará. Não se gasta um só segundo confeccionando pois viemos de fábrica com ela: nossas mãos!
Você pode assistir ao vídeo clicando aqui

Segue resumo dos pontos:
Posso te contar uma história? (Não esqueça de pedir autorização aos responsáveis se a criança estiver acompanhada)

Tudo bem? Comigo tudo ótimo!
Sabe porque tá tudo bem comigo? Porque existe um Deus lá no céu que me ama
 (mostre o polegar apontando para cima) 

E o amor dele é deste tamanho (abra os braços pra mostrar que é enorme)


Mas Deus não pode ficar perto de nada errado porque nEle não há erro algum.
E eu (aponte para si)


e você (aponte para a criança) já fizemos coisas erradas.
Você pode me contar alguma coisa errada que você já fez?
Eu já fiz várias (conte alguma). E você, pode me contar alguma? 


Essas coisas erradas que eu e você fazemos (repita os movimentos de apontar para si e para a criança), são chamadas pecados. Elas sujam nosso coração e nos separam de Deus.
Deus fica numa ponta e nós ficamos na outra (passe o dedo da outra mão pelo espaço entre o indicador e o polegar mostrando a distância)


Mas eu não queria ficar separado de Deus! Eu queria ficar bem juntinho! (mostre com as mãos o polegar junto do indicador)
E para nos juntar a Ele, Deus teve uma ideia, um plano infalível!
O castigo para as coisas erradas que fazemos é ficar longe de Deus.
Deus então escolheu o Filho dEle, chamado Jesus, para ficar de castigo no nosso lugar. No seu e no meu.
E Jesus morreu na cruz, no meio de dois homens que faziam muitas coisas erradas (mostre o dedo médio entre o indicador e o anelar)
E um desses homens entendeu que Jesus podia limpar o coração dele de tudo de errado que ele tinha feito e pediu perdão.


Esse homem teve o coração limpo e passou a viver para sempre junto de Jesus (junte o anelar ao dedo médio mostrando que ficaram unidos)
Você gostaria de ter o coração limpo de tudo de errado que você já fez e poder andar junto de Jesus? (junte os dois indicadores para mostrar)
Se a criança disser não, a história acaba aqui.
Se ela disser sim, continue.
Então vamos falar com Deus?
Junte suas mãos, feche seus olhos e repita comigo:
"Senhor Deus, eu quero andar junto do Senhor e eu quero que o meu coração fique limpinho de tudo de errado que eu já fiz. Por isso eu te peço, limpe o meu coração porque eu creio que Jesus, o Filho de Deus, já ficou de castigo no meu lugar. "


Sabe o que aconteceu agora? 
Você acaba de nascer na família de Deus! (mostre o midinho e compare-o aos demais dedos)
Você é pequenininho, mas pode crescer!



Na família de Deus, para crescer, você precisa orar (junte as mãos em oração), conhecer a bíblia (junte as mãos espalmadas formando um livro) e falar do amor de Deus (coloque as mãos ao redor da boca).
Orar é falar, conversar com Deus.
A bíblia é a palavra de Deus. Se você a tiver em casa, leia um pouquinho todo dia ou peça a um adulto que a leia para você. Aqui perto também tem um lugar onde a Bíblia é ensinada. É uma igreja (dê o endereço da igreja e os horários de culto)
E você precisa também falar dessa história para outras pessoas.
Quando você faz essas três coisas, o seu espírito, que é a sua parte invisível, começa a crescer e tornar-se parecido com Jesus.
Agora faça assim com seu dedo:


Você é como esse dedinho aqui e Deus vai te proteger porque agora Ele é o seu Pai. Ele diz que você está guardadinho nas mãos dEle e ninguém pode te tirar de lá.


Amém!



Comentários

Postagens mais visitadas